Fontes e Chafarizes

www.fontesechafarizes.com.br                                     migueldochafariz@yahoo.com.br

 telefone: 0xx 41 3339-0179  ou  0xx 41 3344-8877

Fontes e Chafarizes com manta de pvc, rápido, fácil e barato!  

 Corredeira com Pedra Artificial!

 Laguinhos, fontes, cascatinhas e cachoeiras de jardins construídos com manta de pvc, sem obras, concreto, impermeabilizantes ou construção civil.

 

Veja como é fácil instalar sua Corredeira construída com Pedra Artificial e Chafariz em algumas horas. Apenas com o trabalho de 02 dias, você poderá ver como é fácil e rápido construir a sua Pedra Artificial! Receba nosso equipamento pronto, pré-montado, basta submergir na água e ligar na elétrica. Receba todas as orientações, fácil e simples, faça você mesmo, com alguma ajuda de jardineiros, pedreiro e serventes, você mesmo instala seu chafariz ou fonte luminosa, laguinho de peixes e espelhos d'água para peixes ou tartarugas.

Veja a seqüência de fotos neste passo a passo.  

Ref:dc1

Construindo uma Corredeira com Chafariz com PEDRAS ARTIFICIAIS!

Vamos iniciar demarcando com areia ou cal, a área que queremos construir nossa corredeira, retiramos a grama e, deixamos o piso nivelado de forma visual, ou seja não precisa bater pontos com mangueiras, apenas acerte o terreno para que fique plano.

Ref: dc2

Determine os pontos onde você quer fazer as quedas d' água na corredeira e, nesses pontos abaixe o terreno 15 centímetros, como se você estivesse fazendo uma escada, onde o ponto mais alto ficará o bico gêiser e o ponto oposto, ficará o laguinho com a bomba submersa.

Na parte de baixo, faça um buraco para acomodar a bomba, apenas cave e deixe a terra aprumada com a ferramenta de cavar, ou seja na própria terra. Aqui chamaremos de NICHO DA BOMBA SUBMERSA!

Ref: dc3

Este buraco deverá ter no mínimo uns 50cm x 50cm x 50cm. Se seu projeto for grande, com uma quantidade de água maior, sugiro que aumente este buraco para 1,00m x 1,00m x 1,00m. Mas se sua corredeira for do tamanho desta que estamos mostrando na foto, bastam estas medidas de 50cm x 50cm x 50cm.

 

 

Ref: dc4

Feito este degrau, faça uma mureta de tijolo de uma fiada em todo o contorno, se você decidiu fazer a sua corredeira em três níveis, para cada nível faça uma fiada. 
Ou seja: No ponto mais baixo da corredeira 1 fiada, no intermediário 2 fiadas e no terceiro e mais alto três fiadas. 
Entre as fiadas, ou níveis, cruze uma mureta dividindo os níveis, tire um tijolo para a passagem da água, na fiada maior, ou mais alta, tire dois tijolos. Veja na foto.
Atenção: Não precisa assentar os tijolos com massa de cimento, apenas empilhe-os e que fiquem soltos.
Rápido e fácil! 

 

Ref: dc5

Veja então como ficará a sua corredeira, com os tijolos empilhados sem massa e com o níveis demarcados com as muretas na transversal e com as passagens de água determinadas.
Não se preocupe com detalhes agora, apenas faça de forma rústica e demarcatória, ou seja: determine o formato e as passagens de águas, os laguinhos e as corredeiras que você imaginou fazer.
É CLARO QUE VOCÊ PODE AMPLIAR ESTE PROJETO, FAZENDO DUAS, TRÊS OU MAIS PASSAGENS EM NÍVEL DA ÁGUA!

Ref: dc6

Observe como foram montadas as fiadas, sem massa, sem cimento, apenas empilhados os tijolos! 

   Ref: dc7

No degrau que você fez com terra, cruzamos uma fiada e, para a passagem da água.....

  Ref: dc8

Você faz um boca, ou seja, retira um tijolo apenas!
Observe que nos níveis mais altos temos três fiadas, depois duas e por último apenas uma fiada, o mesmo acontece na passagem da água! Observe!

Ref: dc9

Agora que você desenhou o formato da corredeira, fez as passagens de água, vamos passar para o próximo passo: Com a Manta de PVC, você fará uma cobertura ou envelopamento de toda a corredeira, abrace todos os tijolos de forma que a manta toque o fundo e envolva os tijolos. Para te ajudar a encaixar a manta, coloque uns montinhos de areia, mas não pressione com ferramentas e nem faça força contra a manta para evitar de danificá-la. Vá encaixando com cuidado!

    Ref: dc10

Pronto, agora que você já posicionou a manta e envelopou todo os tijolos, espalhe com a mão a areia no fundo do seu laguinho, ou corredeira, de forma a cobrir a manta fazendo assim uma "cama" de apoio para a próxima fase.

Ref: dc11

Não se incomode com as dobraduras da manta de pvc, deixe que fique enrugadas, apenas espalhe a areia em todos os níveis!

Ref: dc12

Estando envelopado e com a "cama" de areia pronta, estique uma tela de nylon fina, tipo tela de mosquiteiro ou tela de construção civil. A mais barata que você encontrar para comprar.

Ref: dc13

Cruze as mantas de forma a cobrir todo o envelopamento e em seguida prepare um concreto com brita fina, espalhe sobre a tela e deixe o acabamento rústico, não precisa desempenar, não use ferramentas pontiaguda, faça tudo com ferramentas de madeiras. Cuidado para não perfurar a sua manta, pois já estamos bastante adiantados no nosso trabalho! 

Ref: dc14

Nas laterais o concreto vai escorregar, então com uns caquinhos de tijolos você vai ajeitando o concreto nas laterais e cantos, firmando-os com cuidado para não furar a manta. Faça isso também nas passagens de águas entre um nível e outro.

Ref: dc15

A sobra de tijolos, alguns entulhos, pedras grosseiras e pedaços de concreto de demolição serão agora o nosso material de base para construirmos as nossa pedras artificiais.

Dê a volta em toda a borda, amontoando tijolos e pedras, formando mais ou menos o volume que você deseja para as suas pedras artificiais. Não tenha receio, espalhe as pedras, não existe nenhuma técnica especial, apenas use o bom senso crítico, veja se um lado ficou maior que o outro, em formato muito alto ou muito gordo demais, afaste-se um pouco, olhe de uma forma mais geral. Não se preocupe demais, vá em frente! Com o tempo você vai aprimorando o senso crítico! 

Sobre estes amontoados, reboque com areia e cimento, não use cal na massa e nem areia saibrosa, apenas areia e cimento!

Sobre o reboco, com uma brocha, vá pincelando e com uma ripinha de madeira apontada como se fosse uma faca, vá cortando as fendas das pedras, aproveite o formato dos amontoados que você fez ao acaso e desenhe as pedras, não faça pedras grandes demais e também evite as pedras muito pequenas!
Vá em frente, risque e pincele o reboco com a brocha seca! 

CLIQUE AQUI PARA  VOCÊ CONTINUAR 

COM O SEU PASSO A PASSO!

Consulte nosso departamento técnico para adequar o seu espaço e criar o seu cantinho natural ai no seu jardim, sem obras ou complicações. Faça isso hoje mesmo!
Entre em contato conosco:
 telefone: 0xx 41 3339-0179  ou  0xx 41 3344-8877

   migueldochafariz@yahoo.com.br

 

Clique e mande seu e-mail!